Nesta quinta-feira (6), a Rede CINE+ inaugura um complexo cinematográfico no município de Areal, a 106 quilômetro da cidade do Rio de Janeiro. O espaço receberá, ainda no mês de abril, uma mostra de curtas metragens para celebrar a inauguração do complexo. A sala de cinema foi construída na antiga estação ferroviária da cidade.
Paulo Feitosa, mestre em Ciências da Cultura e CEO da Quitanda Soluções Criativas, revela que o objetivo é que o local tenha, em média, 1.500 sessões por ano. Além disso, a Rede CINE+ também oferecerá cursos de audiovisual para jovens.
“É um cinema-escola. Vamos oferecer capacitação técnica e artística para jovens que tenham interesse em adquirir conhecimento na área de gestão para equipamentos de fruição audiovisual”, explica o cineasta Felipe Milhouse, diretor executivo do projeto.
A iniciativa, inédita no país, vai oferecer 100 vagas para a capacitação, divididas em cinco salas, com 20 alunos em cada turma, gerando mais emprego e renda para os jovens do município e de toda região.
“É um espaço que vai trazer capacitação para os jovens para inserção no mercado de trabalho e o audiovisual é um mercado promissor, com diversas vertentes que podem ser exploradas. Queremos projetar um futuro melhor para esses jovens”, analisa Paulo Feitosa, diretor do CINE+.
A programação do CINE+ vai contemplar filmes autorais brasileiros
O complexo cinematográfico tem patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com consultoria executiva da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos.