A Mostra Itinerante de Cinema de Itapipoca é composta por filmes curtos de animação feitos para o público infanto-juvenil. Essas produções audiovisuais foram selecionadas pela sua potencial contribuição educativa, além do entretenimento. Os filmes deste catálogo abordam temas complexos, abrindo debates que são relevantes para o nosso momento social, tudo apresentado com muita ludicidade e com a didática adequada.
No desafio de educar integralmente, acreditamos que é necessário estimular atitude crítica em cada estudante, ajudando na identificação e no bom convívio entre as diferenças, colaborando com a construção de personalidades saudáveis, valorizando a diversidade de saberes e vivências, exercitando a construção coletiva, a empatia, os diálogos e as resoluções de conflitos.
Boa sessão!
Sinopse: um telejornal bem-humorado, criado e interpretado por crianças, que nesta edição aborda a questão do lixo nas ruas.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências
Descritivo Pedagógico: Incentivo e conscientização ao descarte correto de lixo, sendo uma crítica bem-humorada a sociedade e seus maus hábitos.
Equipe técnica: Alunos da OFICINA FAZENDO CINEMA
Direção: Davi Rey
Lugar: Rio Grande do Sul
Duração: 6’34”
Pânico a Bordo (Panique á Bord)
Sinopse: Os animais de uma pacífica ilha estão encarando um grande problema – um petroleiro se choca contra uma pedra e seu óleo está vazando pelo mar.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências
Descritivo Pedagógico: Através de uma animação o curta vem a informar e alertar os problemas que podem ser causados por desastres ambientais na natureza.
Equipe técnica: alunos Câmera ETC
Direção: Delphine Hermans, Dominique VanHeck
Lugar: Bélgica
Duração: 8’13”
Sinopse: Duas crianças descobrem uma importante mensagem quando conhecem uma tartaruga diferente das outras. Sua nova amiga os leva no oceano alertando os para as graves consequências da poluição.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências
Descritivo Pedagógico: Conscientização contra poluição dos oceanos e a vida marinha.
Equipe técnica: Alunos Escola Parque
Direção: Isabella Becker, Carolina Sampaio e Mano Wladimir Monte
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 6’07”
Sinopse: Um ET chega à Terra e se comove com a falta de cuidado dos humanos com seu planeta. Inconformado com a situação ele resolve tomar uma atitude para mobilizar os humanos a agirem diferente e de forma consciente.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências
Descritivo Pedagógico: Conscientização para cuidado com o planeta terra e seu meio ambiente.
Equipe técnica: Alunos Oficina pequenos Cineastas
Direção: Yasmin Moura
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 8’37”
Sinopse: Um alerta sobre a importância da preservação ambiental e do papagaio chauá, uma espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada a Extinção
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências
Descritivo Pedagógico: Conscientização e preservação da vida animal e flora da Mata Atlântica
Equipe técnica: Instituto Marlin Azul
Lugar: Minas Gerais
Duração: 4’04”
Sinopse: Este curta de Animação retrata os conflitos que uma menina negra vive por conta de suas características físicas. Jamily carrega seus cachos com muita história, resistência e beleza.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: A Curta animado, trabalha aceitação e autoestima de crianças com suas características físicas étnicas.
Equipe técnica: Escola Municipal Levy Miranda
Direção: Pamela Souza da silva
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 1’55
Sinopse: Este curta de Animação retrata os conflitos que uma menina negra vive por conta de suas características físicas. Jamily carrega seus cachos com muita história, resistência e beleza.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: A Curta animado, trabalha aceitação e autoestima de crianças com suas características físicas étnicas.
Equipe técnica: Escola Municipal Levy Miranda
Direção: Pamela Souza da silva
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 1’55
Sinopse: Um pequeno Índio através de uma flauta mágica e consegue salvar a floresta de um caçador. Trazendo liberdade e harmonia para todos.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: Através da animação aprendesse sobre o valor da liberdade e da vida silvestre, a preservação e combate contra da exploração.
Equipe técnica: Alunos da Oficina de Cinema e Animação
Direção: Talyta Martins
Lugar: Fortaleza
Duração: 4’06”
Sinopse: Uma aventura onde Paulinha e Marquinhos, conversando, percebem a necessidade de não poluir as ruas, e isso vem desde a simples ação de jogar um potinho de iogurte no chão, quando os dois protagonistas veem que Pedro, outro amigo da turma está carregando sacos de lixo para jogar em um lixão. Os dois se preocupam com a situação e vão falar com Pedro para não jogar lixo ali naquele lugar, principalmente pelo fato de este lixão estar próximo a uma escola.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências da Natureza e Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: Através da animação veem conscientizar sobre saneamento básico e cuidado com o meio ambiente.
Equipe técnica: Lula Borges
Lugar: Rio Grande do Sul
Sinopse: O Hidro foi bafejado pela sorte. Em seu redor a água parece não ter fim. Mas o seu estado de alegria é interrompido por sinais de alerta. Afinal, a água é limitada e escassa. Será tarde demais? Conseguirá a família H2O mudar os seus comportamentos e gerir este recurso de forma eficiente, aplicando o princípio dos 5 R’s (Reduzir os consumos, reduzir as perdas e desperdícios, reutilizar a água, reciclar a água e recorrer a origens alternativas)
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: Por meio da animação é ensinado conscientização sobre o gasto abundante de água no planeta e preservação ambiental.
Equipe técnica: aToca Animação Digital
Lugar: Lisboa
Duração: 6’22”
Sinopse: A Terra”, mostra como globalmente, em todo o mundo, e de forma massiva, usamos recursos para nosso lucro, desmatando, minerando, queimando combustíveis fósseis, consumindo e expandindo, o que infelizmente leva a muitas questões ambientais, incluindo poluição, mudança climática e extinção de espécies.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Jéssica Rodrigues
Lugar: Brasil
Duração: 5’46”
Sinopse: um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde(natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Rodrigo Luluca
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 6”13’
Sinopse: Alerta sobre a importância da restauração ambiental, já que o verde está se extinguindo precisamos ficar em alerta em ser a transformação para reflorestar.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Gilberto Gil
Lugar: Brasil
Duração: 5”
Sinopse: Menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afro centradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Roberto Lurnel
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 7”53’
Sinopse: Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos. Sua mãe, Marta, logo percebe e resolve ir até a escola da criança tomar satisfações sobre o ocorrido.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Miguel Rodrigues
Lugar: São Paulo
Duração: 19”03’
Sinopse: É um curta-metragem estadunidense de 2019 escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry. Lançado em dezembro pela Sony Pictures Animation, o filme é estrelado por uma família negra e conta a história de um pai que tenta arrumar os cabelos crespos da filha. Meio sem jeito, ele persiste na missão assistindo tutoriais para poder arrumar Zuri, a filhota. São 7 envolventes minutos de duração, que prendem o espectador ao enredo que aborda temas como aceitação, autoconfiança e amor, empoderamento feminino.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda…
Equipe técnica: Mathew Cherry
Lugar: Estados Unidos
Duração: 6”47’
Sinopse: Através de um novo animalzinho de estimação um pouco atrapalhado, mas muito diferente, um cãozinho de 3 patas, um menino vai recuperando sua autoestima e vontade de viver o mundo a fora, estimulando a resiliência e adaptação ao mundo normativo, dono e pet compartilham as mesmas peculiaridades.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda a temática sobre vínculos afetivos que auxiliam a superar traumas e fortalece a autoestima.a empatia.
Equipe técnica: Jacob Frey
Lugar: Estados Unidos
Duração: 4”19’
Sinopse: Esse projeto musical faz parte da campanha contra o trabalho infantil, ressalta a situação dos meninos periféricos que são “empurrados” aos trabalhos por sobrevivência desde muito cedo, contrariando o estatuto da Criança e do Adolescente
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, História,
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque nos fazer contextualizar a situação persistente sobre o trabalho infantil, é considerado trabalho infantil qualquer atividade econômica e de sobrevivência com lucro ou nã, remunerada ou não feita por crianças e adolescentes menores de 16 anos.
Equipe técnica: Evandro Fióti
Lugar: São Paulo
Duração: 3”53’
Sinopse: animação visualiza a história de um garoto que não conhece a língua de sinais até surge uma garota surda sinalizando “Oi”, ele fica sem entender, mas será que ele terá oportunidade de aprender a língua de sinais para quebrar a barreira de comunicação?
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda de forma lúdica as vantagens da Libras na Educação Infantil,mostra que a língua de sinais pode ser ensinada por meio de brincadeira apresentando assim uma facilidade para assimilação.- Potencializa as atividades lúdicas.
Equipe técnica: Alessandro Augusto de Souza
Lugar: Pernambuco
Duração: 1”37’
Sinopse: Transições é um curta animado que acompanha os dias de aula de Alana abordando questões de bullying sofrido pela garota por conta de seu cabelo e o processo de transição capilar, através de uma animação 2D.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: Esse filme é indicado porque abre diálogo sobre bullying e pertencimento social.
Equipe técnica: Ana Luiza Borges Ana Vitória Paixão Carlos Eduardo Lobato Júlia Leal Santos Laura Cirianne Isabella Barros Aucélio Pollyane Oliveira – IFTM Campus avançado
Lugar: Uberaba
Duração: 5”40’
Sinopse: Na educação infantil, tudo é mais delicado, mais fantástico, mais interessante. A formação da identidade da criança está em construção e, cabe a família e ao educador ajudar nessa formação pedagógica. Na maioria das escolas ele tem que cumprir o currículo, muitas vezes com exigências que não condizem com a realidade de seu alunado nesse cenário mostramos a vida ocupada de Copi um pai que tenta ensinar o caminho certo para seu filho, Paste. Mas, qual é o caminho certo?
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia,
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda. Como a formação da identidade da criança em construção, cabe a família e ao educador ajudar nessa formação ética, social e pedagógica
Equipe técnica: Daniel Martínez Lara, Rafa Cano Méndez
Lugar: Latino
Duração: 6”40’
Sinopse: As crianças vão aprender o que é a energia, quais são as energias renováveis e quais são as energias não renováveis. Nesta recopilação, vão descobrir que a energia se transforma, se transfere, se transporta e se armazena. Além disso, vão descobrir vários tipos de energias: a energia solar, a energia mecânica, a energia elétrica, a energia química, a energia eólica e a energia hidráulica. O vídeo mostra a diferença entre energias renováveis e não renováveis, explicando de onde se extrai cada uma delas e quais são as suas vantagens e desvantagens.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque visa cuidar do meio ambiente., incentivando o consumo consciente dos recursos água e energia
Equipe técnica: Smile e Learn
Lugar: Brasil
Duração: 9”08’
Sinopse: As crianças irão descobrir como fazer um uso responsável da tecnologia, internet e redes sociais. Além de uma ferramenta para conseguir informação e se comunicar, a internet é um mundo cheio de possibilidades, porém com regras. Nesta recopilação sobre uso responsável da tecnologia, as crianças vão descobrir como utilizar o primeiro celular com responsabilidade, como evitar o cyberbullying, como saber o que são e evitar as fakes news e como proteger a sua privacidade online.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda.a orientação necessária a utilização aos meio de internet para coibir os danos que os excessos causam a saúde física e mental que o curta age como um “Letramento Cibernético”
Equipe técnica: Smile e Learn
Lugar: Brasil
Duração: 10”12’
Sinopse: Delicada narrativa sobre combate a poluição e como evitar o desgaste dos mares e rios.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda… Conscientizar os alunos da importância da água doce e água salgada. Objetivo: Ajudar os alunos a descobrir as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a seca e o uso inconsciente da água e ensiná-los a adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas para economizar e preservar a água.
Equipe técnica: Hime Navarro e confecção com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Dr. João de Oliveira.
Lugar: Bahia
Duração: 5”
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina, são descritos por crianças e sua visão do mundo “adulto”.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos iniciais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda… desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar. Discutindo seu conhecimento básico de tudo que a circula.
Equipe técnica: Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Cinema, Rádio e Televisão
Lugar: Brasil
Duração: 5”55’
Sinopse: a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Geografia, Ciências Humanas e Historia
Descritivo Pedagógico: O filme “Vida Maria” promove várias reflexões, dentre elas a repetição de padrões inconscientes e a mecanização das tarefas regulares.
Equipe técnica: Marcio Ramos
Lugar: Ceara
Duração: 8’35”
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental e médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História,
Descritivo Pedagógico: Abrir diálogos sobre ética, integridade e corrupção o jovem deve ser capaz de atuar na construção de uma sociedade justa e solidária. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
Equipe técnica: CGU/ Paola Rodrigues
Lugar: Brasil
Duração: 8’16”
Sinopse: Precisamos nos conscientizar que os recursos naturais são FINITOS e não INFINITOS e que o caminho para a nossa sobrevivência é o uso sustentável dos recursos naturais, lembrando que sustentabilidade consiste em viabilidade econômica, consciência ambiental e qualidade de vida da população
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta de água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.
Equipe técnica: Amazing Pixel
Lugar: São Paulo
Duração: 6’12’”
Sinopse: “Um homem se prepara e vai trabalhar em um mundo bizarro, onde o significado da força de trabalho humano é levado a outro nível.” El Empleo (em português: O Emprego) é um filme-animação de curta-metragem argentino lançado em 2008. o curta questiona as relações de trabalho modernas, na qual as pessoas são tratadas como objetos.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História,
Descritivo Pedagógico: Reflexão e crítica ao atual sistema compulsório de trabalho, onde as pessoas tem pouco tempo para viver passando maior parte da vida se devotando ao trabalho.
Equipe técnica: Opusbou
Lugar: Argentina
Duração: 6’44”
Sinopse: Curta-metragem documentário onde pessoas com deficientes visuais falam sobre sua sexualidade, formação da auto estima, inclusão
Etapa/Nível de Ensino: Ensino médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas,
Descritivo Pedagógico: Relação de auto estima, inclusão social e perspectiva do outro na sociedade abordando as relações com as diferenças.
Equipe técnica: Estácio formação de Cinema
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 10’03”
Sinopse: Vamos falar sobre voluntariado porque dedicar um tempo e refletir sobre como podemos fazer a diferença. Vamos entrar em contato com aqueles que precisam de ajuda e se voluntariar por causas que nos mudam para melhor, assim como elas mudam o mundo. Participar do trabalho com objetivos em comum, em termos de necessidades básicas de escolaridade, cívica, científicas, recreativas, culturais.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas
Descritivo Pedagógico: De maneira humorada através de uma animação, o curta incentiva as pessoas a contribuir com, o voluntariado para exercitar a consciência cidadã de realização pessoal e de responsabilidade social por parte de quem o exerce.
Equipe técnica: BadStache Studio
Lugar: Emirados
Duração: 2’45”
Sinopse: O vídeo retrata uma família trabalhadora onde a mulher cumpre uma dupla jornada de trabalho.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, História,
Descritivo Pedagógico: Por meio da animação, o curta retrata as dificuldades da jornada dupla de trabalho de uma família, para manter o mínimo de conforto.
Equipe técnica: Dagmar Doubkova de Kratkti Films
Lugar: Tchecoslováquia
Duração: 8’16”
Sinopse: O documentário dialoga sobre a importância da água e do esgotamento sanitário em comunidades vulneráveis que passaram a receber esses serviços, discutindo questões essenciais referentes ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário no Brasil,
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História,
Descritivo Pedagógico: O Doc. Retrata as dificuldades da falta de saneamento básico em comunidades carentes, e a importância dos serviços básico e essenciais abre diálogos sobre cidadania, ecologia
Equipe técnica: Instituto Trata Brasil
Lugar: Brasil
Duração: 15’29”
Sinopse: Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Brilhante em sua jornada parte em busca do seu brilho próprio. Essa animação mostra que nunca estamos sozinhos, mesmo que pareça que sim. Cada um só precisa encontrar sua própria luz para seguir em frente.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Finais e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: estimular a autoestima entre as pessoas desde o início de vida (primeira idade) para que o “amar a nós mesmos” se torne realidade. É uma parte fundamental do bem-estar psicológico e emocional das pessoas e é ela que as torna mais ou menos resistentes em seu cotidiano. Nesse caso, é necessário trabalhar a sua autoestima não apenas dentro de casa, mas em outros ambientes como na escola através da ajuda dos gestores e professores.
Equipe técnica: Projeto de graduação do curso de Design de Projeto Visual da Universidade Positivo desenvolvido por Bruno Henrique Stoco Stdrezk
Lugar: Curitiba
Duração: 2’50”
Sinopse: Esse vídeo tem como grande motivo ressaltar a falta de empatia por grande parte dos membros da sociedade que num mundo tão corrido não enxergam o outro dificultando o convívio social e a redução de desigualdades. Mobilidade urbana
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia,
Descritivo Pedagógico: Conscientizar sobre mobilidade urbana além das desigualdades sociais. Estimular senso cidadão
Equipe técnica: Bitola Video
Lugar: Distrito Federal
Duração: 8’47”
Sinopse: Adolescentes que se preocupam com a preservação do meio ambiente, porém não vem recebendo a atenção desejada onde quer que fale sobre o assunto. Cláudia é uma menina que sobrevive graças ao lixo que recolhe e vende para reciclagem. Um dia, enquanto recolhe o lixo na frente da casa de Jean, Cláudia o vê pela janela e se encanta. A partir de então, o que era para ser só lixo, acaba dando um novo sentido à vida dos dois.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas,
Descritivo Pedagógico: Conscientização ambiental e social, olhando pelas desigualdades sociais em meio a sobrevivência
Equipe técnica: Folego Filmes
Lugar: Brasil
Duração: 13’59”
Sinopse: Uma linda animação, contendo mensagens valiosas em diversos aspectos, emoções e imaginações que cada pessoa emite para a vida, para o mundo e para o universo, ajudam a criar a realidade e as circunstâncias em que cada um escolhe para fortalecer e alimentar dentro de si ajudarão a construir a vida que se terá para assegurar e promover saúde e bem estar emocional.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas,
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda. a Educação Positiva é um exercício que demanda, necessariamente, conhecer a história da Psicologia Positiva e compreender como ela se tornou um dos dois pilares dessa proposta educacional. Em linhas gerais, uma proposta que busca reavaliar os talentos e qualidades humanas, dando a eles o status de ferramentas promotoras de bem-estar e prosperidade
Lugar: Estados Unidos
Duração: 3’39”
Sinopse: Baseado na pergunta “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?” o curta-metragem utiliza o gênero drama para tratar da questão “o que fazemos quando ninguém estão nos vendo”, o curta se passa dentro do ambiente escolar e a sua trama acontece nas relações pessoais entre os estudantes.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental anos finais e Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda… a importância de explorar este assunto com os jovens e desenvolver um trabalho com objetivo de promover discussões e conscientização acerca do problema corrupção.
Equipe técnica: Alunos do CEMIEDUCA
Lugar: Brasília
Duração: 3’59”
Sinopse: o vídeo traz à tona o tema violência doméstica e tem roteiro, cenários, atuações, áudio, filmagens… tudo feito pelos jovens do projeto Academia Educar! Discussões sobre igualdade de gênero, empoderamento.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda… Quando a escola for abordar o problema da violência, chame psicólogos, assistentes sociais e juristas, para que eles falem com os alunos a partir de seus conhecimentos teóricos. Trazer especialistas aprofunda a discussão sobre a natureza desse crime, suas causas, suas soluções. Além disso, embasa o posicionamento da escola, evitando brechas para um contra-argumentos.
Equipe técnica: Curta na Educar
Lugar: Brasil
Duração: 13’21”
Sinopse: Um filme que explora as discussões sobre o histórico de homofobia nas escolas fazendo um alerta para diálogos, reflexão e desmistificação dos preconceitos que circundam a temática da diversidade sexual
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda… Um tema bastante complexo a ser abordado. Numa sociedade que não é apenas heterossexual, mas marcadamente heteronormativa (RIOS, 2007), a heterossexualidade é instituída como padrão e, naturalmente, apresenta-se como expressão identitária e sexual. Assim, para compreender as questões da homofobia, faz-se necessária uma reflexão aprofundada das várias dimensões da sexualidade humana. É importante ressaltar a complexidade do fenômeno da homofobia, que compreende duas dimensões fundamentais: a questão afetiva e as dimensões cultural e cognitiva, em que o objeto do preconceito (fenômeno) é a homossexualidade, e não o homossexual como indivíduo.. Trabalhar senso de coletividade e empatia
Equipe técnica: Festival Curta Liceu – Alunos do 2 ano
Lugar: Brasil
Duração: 16’26”
Sinopse: Discussão sobre a agenda 2030? Alcançar a #FomeZero até essa data significa alimentos suficientes para todos. Mas nós precisamos da sua ajuda. O que você pode fazer? Respeitar os alimentos; os produtores de alimentos; e o nosso planeta! Desperdice menos alimentos. Cuide da água. Coma alimentos saudáveis. Juntos podemos alcançar a #FomeZero!
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: esse filme é indicado porque aborda. Os impactos ambientais , exacerbação da perda de Biodiversidade, manutenção dos recursos hídricos e agroecológicos.
Equipe técnica: Organização da Nações Unidas
Lugar: Brasil
Duração: 0’55”
Sinopse: Com o intuito de informar as pessoas não apenas sobre os aspectos ambientais da produção e do consumo de alimentos, mas principalmente fazer com que elas percebam o poder de transformação que elas possuem a cada garfada, desenvolvemos duas animações sobre o tema. “O Desperdício do Planeta” é o segundo vídeo do programa Agricultura e Alimentos que desde o título invoca a triste realidade de “jogar fora” todos recursos naturais utilizados na produção de alimentos que vão para o lixo.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia, Ciências, Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: Esse filme é indicado porque aborda. alguns hábitos simples que podem ser transformados, fazer a grande diferença no combate ao desperdício de comida na nossa casa, cidades etc., discutir novas estratégias de consumo consciente.
Equipe técnica: Fundo Mundial da Natureza
Lugar: Brasil
Duração: 2’55”
Sinopse: Aderval é um funcionário comum, de um escritório comum. Seu expediente mostrará o quanto pode ser estressante um dia no trabalho, seja por qualquer motivo.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas História, Biologia
Descritivo Pedagógico: A animação aborda o burnout que ocorre quando certos recursos pessoais são perdidos, ou inadequados para atender às demandas ou não proporcionam retornos esperados, faltando ao indivíduo, estratégias de enfrentamento. Garantir a saúde emocional e bem estar coletivos através de dinâminas com equipe multidisciplinar.
Equipe técnica: Direção; Guil Blotta Produção Prof. Daniel Pitta /animamundi
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 4’41”
Sinopse: Num futuro próximo, quase todos estarão curvados diante de seus celulares. Quanto tempo restara para os que ainda não se renderam.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, ,
Descritivo Pedagógico: Neste curta acompanhamos o problema e maus hábitos que o uso excessivo dos smartphones causa na sociedade atual
Equipe técnica: Alice Salles, Camilly Cristine, Daniel Soares, Izabela Brito e Fabaina Kethlyn
Lugar: Rio de Janeiro
Duração: 4’11”
Sinopse: A partir do documentário “A vida em um dia” de kevin MacDonald (2010), a pergunta “Do que você tem medo?” Instigou este grupo de estudantes a entrevistar pessoas de diferentes idades sobre seus medos em diversos contextos. Esta pergunta traz a tona questões de grande importância para reflexão de quem somos e de para onde queremos ir.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia,
Descritivo Pedagógico: Um processo contemplativo sobre as questões da vida e amadurecimento dos indivíduos
Equipe técnica: Iris Malta
Lugar: Florianópolis
Duração: 3’10”
Sinopse: A importância do convívio e do respeito e conviver com as diferenças pode ser algo fácil, se defendido e ensinado desde os primeiros traços de entendimento. Para tanto, o diálogo e as demonstrações práticas são essenciais para que as crianças e jovens compreendam que a igualdade está presente mesmo onde há diversidade.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, Ciências
Descritivo Pedagógico: Reflexão e análise da necessidade de viver em coletividade na sociedade para evolução e prosperidade do grupo.
Equipe técnica: Pixar
Lugar: Estados Unidos da América
Duração: 3’26”
Sinopse: Uma busca poética pela razão e o propósito da vida. Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida.
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Anos finais
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia, História, , Ciências da Natureza
Descritivo Pedagógico: O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos.
Equipe técnica: Alois Di Leo
Lugar: Brasil
Duração: 1’11”
Sinopse: O curta retrata a rotina do trabalhador enfrentando os desafios costumeiros do dia a dia..
Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular/Disciplina: Ciências Humanas, Geografia
Descritivo Pedagógico: A rotina do trabalhador pode ser um pouco estressante e cheia de percalços e este estresse pode ser esgotante, é importante valorizar a saúde mental
Equipe técnica: Eder Luis
Lugar: Brasil
Duração: 5’