Filmes em construção: Jovens de Guapimirim mergulham na magia do cinema

Com câmeras ligadas e criatividade à flor da pele, alunos de Guapimirim vivem a experiência completa da produção cinematográfica. O curso de Pós-Produção Cinematográfica, oferecido gratuitamente pela Escola de Audiovisual em parceria com o Instituto CINE+, está formando duas turmas na Sala CINE+ Guapimirim, sob orientação da professora Gabe Carvalho. Voltado para os processos criativos da pós-produção, o curso ganha vida nos bastidores com as gravações dos curtas produzidos pelos próprios alunos.

“Eles chegaram com curiosidade e disposição. Foram se aprofundando, dividindo funções, criando microfones com latinhas, cuidando de figurino e maquiagem”, conta Gabe Carvalho, facilitadora do curso. “É muito especial viver esse processo com eles. Mais do que avaliar, estamos aprendendo juntos. Esses curtas são exercícios que vão além do curso: são sementes que cada um pode levar para seus próprios projetos”, conclui.

 

A aluna Érica Duarte Santos destaca como tem sido enriquecedora a experiência de estar por trás das câmeras: “É muito inspirador e desafiador ver de perto todos os detalhes de uma produção e quantas pessoas são necessárias para fazer um curta. A Gabi é incrível com a gente, cuidadosa. Precisamos de mais cursos como esse na cidade.”

Jovens de Guapimirim em ação nos bastidores do curso de Pós-Produção Cinematográfica
Jovens de Guapimirim em ação nos bastidores do curso de Pós-Produção Cinematográfica. Foto: CINE+ Guapimirim.

Promovido pela Escola Audiovisual no CINE+ Guapimirim, o curso oferece aos participantes a oportunidade de vivenciar, na prática, todo o processo por trás de uma produção cinematográfica, trabalhando temas como: integração de som e imagem, montagem, edição de vídeos e finalização, indo da pré à pós-produção. 

Leia mais: Mostra CINE+ de Cinema Brasileiro abre inscrições gratuitas para curtas-metragens

Para Camila dos Santos de Sousa, a vivência vai além do aprendizado técnico. “Nunca imaginei que fosse tão mágico. Participar do curso, ter os meus colegas, a minha equipe cinematográfica lá gravando, falando ‘ação, corta’, tem a claquete… Está sendo algo que eu não tinha a menor ideia do quão mágico seria. Entrei no curso sem nenhuma experiência ou expectativa e hoje já sinto saudade só de pensar no fim. Aprendi a enxergar o audiovisual com um olhar técnico e apaixonado, e cada aula tem sido um verdadeiro encantamento”, elabora a aluna.

“As formações da Escola de Audiovisual proporcionam uma vivência completa, que desperta nos jovens o olhar crítico, a criatividade e o senso de coletivo. Em cursos como o de Pós-Produção Cinematográfica, eles não apenas dominam ferramentas e linguagens do audiovisual, mas também se reconhecem como criadores e contadores de suas próprias histórias. É nesse processo que o cinema se torna um instrumento de transformação e de construção de futuros possíveis”, afirma Ingrid Ferreira, diretora do Instituto CINE+ e CEO da Quitanda Soluções Criativas.

 

Essa etapa prática é o ápice de um ciclo que passou por aulas de roteiro, decupagem, escaleta e produção. Com cenas ganhando vida, a experiência já deixa marcas profundas nos participantes e reforça a potência do audiovisual como ferramenta de expressão, formação e transformação.

A Escola de Audiovisual tem realização da Deda Soluções Criativas e do Instituto CINE+ em correalização com a Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas. O patrocínio é da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre a Escola de Audiovisual

Chegando para ser um braço do Instituto CINE+, a Escola de Audiovisual: formação, produção e difusão, promove ações formativas e também exibições nas salas CINE+. O programa, como um todo, já ofertou mais de 500 vagas em cursos na área do audiovisual dentro das salas CINE+, com a proposta de realizar uma série de atividades com foco no acesso à linguagem audiovisual.

O programa surge para abraçar a população de comunidades e municípios de pequeno e médio porte, nos quais estão implantadas as salas públicas de cinema do CINE+: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty. Além da oferta de cursos, o Escola de Audiovisual promove uma programação audiovisual especial dentro das salas.