Aretha Duarte, mulher periférica de Campinas, interior de São Paulo, precisava de 67 mil para realizar um sonho: chegar ao cume do Monte Everest. Para realizar a expedição, ela tinha zero dólares. Para aumentar o desafio, ela estabeleceu o prazo de 1 ano para fazê-lo nas melhores condições possíveis.
Ao coletar 500 kg de recicláveis por dia, treinar exaustivamente, desenvolver sua marca pessoal e se conectar com mais de 7 patrocinadores, conseguiu vencer. Tudo isso aconteceu em meio a pandemia de covid-19.
Essa história é contada no filme “Aretha no Everest”, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e que entra em cartaz na rede CINE+ nos próximos dias. As sessões, que contarão com a exibição de uma versão curta do filme, fazem parte do projeto Iluminando Sonhos, que promoverá encontros da personagem com o público, em um bate-papo interativo ao vivo.
Nos encontros, Aretha irá compartilhar um pouco da sua trajetória e refletir com o público sobre caminhos para um futuro mais sustentável.
O projeto Iluminando Sonhos é uma produção da Total International, com coprodução da AD Gestão de Projetos Sociais e da 2DEFY. O patrocínio é da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Uma trajetória de sucesso
Em 23 de maio de 2021, Aretha se tornou a primeira mulher negra latino- americana a chegar no topo do mundo. Antes, ela já esteve em lugares como o Pequeno Alpamayo (Bolivia), o Campo Base do Everest (Nepal), Vulcões (Equador), no Kilimanjaro (Tanzânia), no Elbrus (Rússia), no Monte Roraima (Venezuela) e,no Aconcágua (Argentina).
Além de montanhista, Aretha criou sua própria empresa, é TED speaker, embaixadora ESG, contou sua saga em livro biográfico. Como palestrante, já falou em mais de 30 empresas globais inspirando milhares de pessoas com a sua conquista. Ela é ganhadora do Prêmio UOL Universa Mulheres Inspiradoras 2021 e do Troféu Raça Negra 2021.
Confira os dias de exibição do filme na pagina https://cinemais.art.br/aretha-no-everest/