Cine+ Paraty exibe filmes de alunos do curso de Pós-Produção e Edição de Vídeos

O Cine+ Paraty exibirá neste sábado, 9, quatro curta-metragens feitos por alunos do curso de Pós-produção e Edição de Vídeos. As sessões terão início às 18h e serão abertas ao público. Serão apresentados os filmes “Eu Mesmo” de Elton Rodrigues, “Saudade” de Wendy Washington, “Nada Melhor que Casa” de José Cáneva e “Mel de Família” de Sérgio Vieira Volotão.

Em “Eu Mesmo”, um sobrevivente de um naufrágio na baía de Paraty se encontra isolado em uma praia deserta, de onde tenta socorro jogando garrafas com mensagens ao mar.

Em “Saudade”, um áudio enviado fala sobre a angústia e a saudade sentida por morar longe da família, trazendo uma análise do que é a vida e o não saber o que é essa jornada.

Em “Nada melhor que Casa”, é apresentada a beleza do cotidiano num dia de folga.

E em “Mel de Família”, uma família do interior do Rio de Janeiro iniciou uma nova história de vida, a partir do manejo artesanal com abelhas para produzir mel, e hoje vem se tornando referência na produção regional, fruto da evolução das técnicas de beneficiamento buscadas pelo filho.

O CINE+ Paraty é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, consultoria executiva da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções. O projeto conta com o apoio institucional da prefeitura de Paraty.

 

CINE+

Modernas e multiuso, as salas do CINE+: Cultura, Educação e Sustentabilidade têm a possibilidade de realizar diversas atividades artísticas e culturais. Cursos e oficinas gratuitos são oferecidos para a capacitação técnica e artística dos jovens, por meio do programa educativo com base na Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tendo como foco estimular o ensino utilizando o audiovisual. As parcerias com as coordenadorias das escolas locais são pilares do CINE+.

Atualmente, além da sala em Itapipoca-CE, o CINE+ possui seis salas no Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Paraty e Maricá. Os espaços foram construídos em locais públicos e revitalizados com verba de incentivos fiscais. Toda a programação é gratuita.

 

Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

Quitanda Soluções Criativas

Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

 

Serviço

Onde: Cine+ Paraty (Avenida Roberto Silveira, 687 – Paraty, Rio de Janeiro)

Quando: sábado, 9 de novembro, às 18h

Gratuito