Nesta terça-feira, 03 de setembro, a Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lança a edição 2024 do projeto Abarca – Formação em Artes para as Juventudes, em Itapipoca, com a exibição do longa-metragem Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso. A atividade, aberta ao público e gratuita, ocorrerá na terça-feira, 03, às 19h, na sala multiuso da REDE CINE+. Após a exibição do filme, o diretor Déo Cardoso partilha com a plateia sobre o processo criativo da obra e sua própria trajetória profissional.
O longa-metragem cearense Cabeça de Nêgo, escrito e dirigido por Déo Cardoso, recebeu o prêmio de melhor filme de 2021, da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Em Cabeça de Nêgo, após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo (Lucas Limeira) é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção da escola, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um verdadeiro movimento estudantil. O filme expõe uma contundente realidade sobre o racismo no Brasil, tendo como cenário uma escola pública.
O CINE+ ITAPIPOCA é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Apoio cultural: Enel Distribuição Ceará.