Nos dias 19 e 20 de setembro, a série “Tragédias Elétricas” compôs a programação da rede Cine+ das cidades de Areal-RJ, Paraty-RJ e Itapipoca-CE. Com sessões sempre às 14h, as três exibições somaram cerca de 200 espectadores. Ao longo do mês de outubro, os municípios de Guapimirim-RJ, Itaocara-RJ, Casimiro de Abreu-RJ e Maricá-RJ também terão acesso à série a partir do projeto Cine+: Cultura, Educação e Sustentabilidade.
As sessões que ainda estão por vir acontecerão nos dias 23 e 24 de outubro em Guapimirim e nos dias 24 e 25 nas outras três cidades contempladas, todas também às 14h.
“Tragédias Elétricas” é uma série documental que conta a história de quatro dos maiores desastres causados por problemas elétricos no Brasil. Esta primeira temporada combina investigação, ação e emoção, trazendo depoimentos e bastidores inéditos.
“Para nós, é muito importante receber uma produção totalmente feita aqui no Brasil e que conta exatamente histórias que aconteceram no nosso país e ficaram marcadas para sempre. Ficamos muito felizes de cada vez mais espalhar a força do audiovisual brasileiro”, reforça Ingrid Ferreira, diretora do Cine+ e da Quitanda Soluções Criativas.
O programa CINE+: Cultura, Educação e Sustentabilidade, tem como principal objetivo ampliar o acesso à arte por meio da promoção e difusão de produtos culturais, além da valorização do cinema nacional. O CINE+ também é a casa da produção audiovisual brasileira e desde 2023, já exibiu cerca de 180 produções nacionais, entre curtas, médias e longas-metragens.
O CINE+ Itapipoca é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Apoio cultural da Enel Distribuição Ceará.
O CINE+ das cidades do Rio de Janeiro é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, consultoria executiva da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções. O projeto conta com o apoio institucional das prefeituras das cidades contempladas.
Sobre a temporada
Episódio 01 – Hospital em Chamas (00:25:25): Um hospital parece ser o lugar mais seguro possível para os pacientes. Mas quando ele guarda um segredo perigoso, ele se torna o responsável por acabar com dezenas de vidas.
Episódio 02 – História em Cinzas (00:23:05): O Museu Nacional é um dos mais importantes do mundo, mas, por dentro, ele esconde perigosas armadilhas, que causaram um dos maiores incêndios do país e o fizeram perder um pedaço da humanidade.
Episódio 03 – O Último Brinquedo (00:23:17): Uma noite no parque de diversões parecia um programa ideal para as famílias, até que um brinquedo energizado mudou totalmente o rumo e a história de duas crianças.
Episódio 04 – Festa Chocante (00:23:26): Uma festa em um dos lugares mais emblemáticos do Rio prometia ser mais uma típica noite de curtição carioca, mas a negligência e os erros dos responsáveis colocaram em risco mais de cinco mil pessoas e fizeram vítimas.
Programação completa
CINE+ Itapipoca | 19.09 e 20.09
CINE+ Areal | 19.09 e 20.09
CINE+ Paraty | 19.09 e 20.09
CINE+ Guapimirim | 23.10 e 24.10
CINE+ Itaocara | 24.10 e 25.10
CINE+ Casimiro de Abreu | 24.10 e 25.10
CINE+ Maricá | 24.10 e 25.10
Ficha Técnica
Produtora: Rio Cinema Digital
Direção e Produção: Gabriel Mellin
Roteiro: Gabriel Mellin e Pedro Bueno
Produção Executiva: Gabriel Mellin, Leilah Maria, Fernanda Menegotto e Amanda Marques
Coordenadora de Produção: Luiza Dacol, Roberta Ferpin
Direção de Fotografia: Marcos Salamonde
Edição: Gabriel Mellin e Ricardo Pate
Gerente Financeira: Flávia Anselmo
Coordenador de Pós-produção: Ricardo Pate
Locução: Sérgio Cavazzoni
Pesquisa: Pedro Bueno, Amanda Marques, Roberta Ferpin, Luiza Dacol
Direção de Arte: Mariana Jannuzzi
Assistência de Direção: Luiza Dacol
Som Direto: Breno Modesto
Assistente de Câmera: Breno Modesto e Victor Ribeiro
Maquiagem: Luiza Thomaz
Produção: Luiza Dacol e Flávia Anselmo
Videografismo e Motion: Beatriz Bayer, Mariana Jordão e Tiago da Marca
Editores Assistentes: Luana Cortes, Victor Ribeiro, Diego Alonso e João Mellin
Controller: Carlos Freitas
Drone: Gabriel Solano
Assistente de Drone: Douglas dos Santos
Produção: Mariana Chamon e Flávia Anselmo
Assistente de Produção: Malena Galvão e Shantal Freitas
Assistente de Arte: Dalila Aguiar
Cenotécnico: Mirabolante Cenografia
Estagiários: Miguel Macdowell, Pedro Lima e Rafael Cezar
Motoristas: Gilberto Carlos Costa, Fábio de Souza, Gabriel Pimenta e Alexandre Gama de Freitas
CINE+
Modernas e multiuso, as salas do CINE+: Cultura, Educação e Sustentabilidade têm a possibilidade de realizar diversas atividades artísticas e culturais. Cursos e oficinas gratuitos são oferecidos para a capacitação técnica e artística dos jovens, por meio do programa educativo com base na Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tendo como foco estimular o ensino utilizando o audiovisual. As parcerias com as coordenadorias das escolas locais são pilares do CINE+.
Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o CINE+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas com sessões para alunos de escolas municipais, moradores locais e capacitações profissionais.
Atualmente, além da sala em Itapipoca-CE, o CINE+ possui cinco salas no Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Paraty e, em breve, será entregue a sala CINE+ Maricá. Os espaços foram construídos em locais públicos e revitalizados com verba de incentivos fiscais. Toda a programação é gratuita.
Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da
Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas
Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.